fbpx

Retenção de líquidos ou gordura? Muito se fala sobre isto. A retenção de líquidos é a culpada de muitas coisas!! Eh eh.

Muitas vezes parece que é mas não é, ou melhor, é a desculpa para o peso a mais. Retenção de líquidos podem ser 2 ou 3 kg, mas sem zeros ehe he.

O que é a retenção de Líquidos afinal? Se chegas ao fim do dia com as pernas inchadas e, ao pressionares fica um buraco, isso é retenção de líquidos.

Será que és daquelas pessoas que bebe um copo de agua e incha?  Ou, És daquelas pessoas que vais poucas vezes a casa de banho fazer “xixi” ao longo do dia? Sentes que qualquer coisa que comes aumenta o teu volume? É importante perceberes o que se passa, se é isto que acontece, há uma coisa boa nisso:

É temporário e trata-se de retenção de água, não é gordura. (É praticamente impossível ganhar 1 kg da noite para o dia. Para armazenar 1 kg de gordura teria de ingerir cerca de 7000 calorias a mais do que as necessárias durante uma semana 5 “menus de hamburger com batatas e cola”). As vezes até é fácil faze-lo mas….

Provavelmente gostavas de saber como reduzir ou, até fazer desaparecer esta retenção de líquidos Certo?

O que é ótimo e que esta retenção de líquidos pode ser reduzida na maior parte das vezes com pequenas alterações alimentares. Sabias?

Aqui vão algumas sugestões:

  • Reduz o consumo de sal – dá preferência a alimentos que estejam o mais próximo possível do seu estado natural, uma vez que quanto mais processado for um alimento, maior será a quantidade de sal sal. Reduz ao máximo o consumo de snacks salgados, sopas compradas ou instantaneas, temperos e molhos e não abuses no uso de sal à mesa, nem quando cozinhas. Podes substituir por especiarias, Nós cá em casa não usamos sal há há muitos anos.
  • Reduz o consumo de doces e hidratos de carbono refinados (Simples) – Em vez de consumires hidratos de carbono refinados como o pão, a massa e o arroz brancos passe a optar pelas versões integrais. Como demoram mais tempo a ser digeridas, a probabilidade de provocarem grandes aumentos de açúcar no sangue – e de insulina – quando as consome é pequena. Deixa também de lado as bebidas com açúcar, refrigerantes, e opta por água ou chá.
  • Bebe muita água Pode – parece a última coisa a fazer – colocar mais líquidos no corpo quando este já tem demasiado – mas beber líquidos vai ajudar o organismo a eliminar o sal e a água em excesso. Tenta beber 6 a 8 copos por dia, 1,5 a 2 litros.
  • Aumente o consumo de potássio – O potássio encontra-se em abundância na fruta e nos legumes, sendo que a maioria das pessoas não consome a quantidade que deveria. O potássio desempenha um papel fundamental no equilíbrio de fluidos do corpo, necessitando igualmente de estar em harmonia com o sódio. Procura comer fruta e legumes a todas as refeições e lanches.
  • Consome proteína – A falta de proteína na alimentação também é uma das causas de retenção de água. As proteínas são essenciais para a regularização do equilíbrio de água no corpo. Muitas pessoas não sabem que a deficiência de vitamina B6 (tiamina) pode causar retenção de líquidos.

Simples não é?

Deves estar a pensar?

Como posso aumentar o consumo de agua?

Simples, bebe mais agua.

Mas eu não gosto d agua!!!

 

Eu também não gostava, e a maioria das pessoas que chegam a nós também não gostam. Mas em 1 a 3 messes estão a beber a água necessária, sem esforço.